A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP superou as expectativas projetadas para a Semana Nacional da Educação Financeira (ENEF) – iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e do Banco Central do Brasil, apoiada pelo Sistema Sicredi.
Com 427 ações, a instituição financeira cooperativa atingiu 19.023 pessoas em diversos municípios da sua área de abrangência que abrange parte do Oeste, Centro-Oeste e Noroeste do Paraná, além da capital e da região do ABCD do estado de São Paulo.
Para cumprir a programação, a Sicredi Vale do Piquiri contou com a participação de 180 multiplicadores voluntários, por meio do projeto “Cooperação na Ponta do Lápis”. Entre as ações estavam palestras, cursos, oficinas, materiais educativos, dicas, testes financeiros, entre outros conteúdos.
GRATIDÃO. Para Jaime Basso, Presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, é sempre muito gratificante poder contribuir e ajudar de alguma forma as regiões onde a Cooperativa atua. “Levar informações sobre educação financeira, é cumprir com o nosso papel de promotores do desenvolvimento e da melhor qualidade de vida das comunidades onde estamos presentes. Registro também minha consideração e gratidão a todos os colaboradores voluntários da Vale do Piquiri pelo excelente trabalho desempenhado em prol da educação financeira”, complementa.
CONTINUIDADE. O colaborador voluntário Vinicius Scalco, da agência de Pérol, ficou entusiasmado com a oficina gratuita realizada nas escolas e nas fábricas têxteis do município, que representam uma das principais atividades econômicas. “Ao nos capacitarmos para o Projeto, percebemos a necessidade de tratar sobre educação financeira neste importante segmento da nossa economia local. Diante da boa aceitação, daremos continuidade a esse trabalho para levar mais conhecimento à comunidade”, complementa.
A relevância do tema e os bons resultados registrados na área de abrangência da Sicredi Vale do Piquiri serviram como motivo à continuidade das ações em todas as regionais. Assim, a programação deve seguir durante o ano com o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas possíveis sobre a importância de economizar e controlar o orçamento para obter saúde financeira e alcançar metas.
TURMA DA MÔNICA. Outro projeto em andamento, realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ, é a série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, desenvolvida em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções. Em junho, o material estará disponível nas agências da Cooperativa e mostrará ao público infantil a importância de poupar e planejar o orçamento. Ao todo, serão seis edições, cada uma com um foco diferente em finanças.