Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Simepar alerta para tempestades no Paraná entre sexta e sábado

quinta-feira, 6 novembro de 2025.

Depois de alguns dias de tempo firme e calor, o clima volta a mudar no Paraná. Uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos, divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil, aponta que o tempo deve se complicar entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8), com previsão de tempestades severas, ventos fortes e até queda de granizo em várias regiões do Estado.

Siga a Tribuna no WhatsApp

Nesta quinta, o tempo ainda segue firme na maior parte do Paraná, com exceção do Leste, onde a umidade que vem do oceano deve deixar o céu mais nublado e as temperaturas mais amenas. “Há possibilidade de chuviscos ocasionais na Serra do Mar e na Região Metropolitana de Curitiba”, explicou o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.

Em Curitiba, a temperatura máxima não deve passar dos 22°C, após dois dias de calor acima dos 28°C. Já no Interior, o contraste é grande: cidades como Paranavaí, Foz do Iguaçu e Capanema podem registrar máximas acima dos 30°C, enquanto municípios do Sul, como Palmas e Clevelândia, amanhecem com friozinho de 9°C.

Agende sua consulta: (44) 99868-6342/Goioerê

O calor aumenta ainda mais na sexta-feira, com termômetros chegando a 34°C em algumas cidades do Norte e Oeste. Essa elevação de temperatura deve intensificar as tempestades que vêm pela frente. Segundo o Simepar, um sistema de baixa pressão que se forma entre o Paraguai e o Sul do Brasil vai impulsionar a chegada de uma frente fria, associada ao deslocamento de um ciclone extratropical para o oceano.

Essas condições favorecem o surgimento de chuvas fortes, rajadas de vento acima de 80 km/h e granizo em pontos isolados. As tempestades devem começar no Sudoeste e Oeste, avançando para as demais regiões durante a noite de sexta e madrugada de sábado. No Norte, a chuva persiste até a manhã de sábado, especialmente nas cidades próximas à divisa com São Paulo.

A Defesa Civil alerta para possíveis alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e danos na rede elétrica. Já no sábado à tarde e domingo pela manhã, o afastamento do ciclone deve causar ventos entre 40 e 60 km/h no Leste do Estado, com rajadas mais fortes no litoral, que também deve registrar mar agitado.

O Simepar e a Defesa Civil seguem acompanhando o cenário e reforçam que os paranaenses podem receber alertas de risco diretamente no celular. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da localidade para o número 40199. O serviço é gratuito.