A presença da fisioterapeuta Neusa Maria Bernardo em Goioerê na realização da importante palestra com o tema síndrome de Duchenne teve como tema central o problema que afeta os primos Gabriel Carvalho (16 anos) e Alan Jackson Carvalho (14 anos) acometidos pela síndrome. Ambos residentes em Jaracatiá, cujas famílias luta para salvar os adolescentes acometidos da rara enfermidade.
A síndrome de Duchenne, que atrofia os músculos ao ponto de apertar os órgãos internos do corpo provocando a morte. A síndrome de Duchenne já fez uma vítima na família dos adolescentes. Um tio de Gabriel e Alan morreu aos 23 anos de idade.
Gabriel e Alan não andam mais devido ao estado avançado da doença que esta limitando totalmente a vida dos primos. Gabriel parou de andar a 5 anos e Alan já não anda a 4 anos. Ambos fazem tratamento da distrofia muscular de Duchenne desde que nasceram. Um verdadeiro drama que afeta a todos da família que luta desesperadamente para impedir essa tragédia anunciada.
Diversas campanha já foram realizadas para ajudar os primos Gabriel e Alan. O objetivo maior é buscar melhores condições de vida para os dois jovens.
ATENÇÃO. Durante a palestra a fisioterapeuta Neusa Maria Bernardo solicitou ao prefeito Pedro Coelho para que através das Secretarias de Saúde e de Assistência Social no sentido de que seja dada uma maior atenção às famílias de Gabriel e Alan no sentido de promover um acompanhamento mais de perto. Ela também destacou a preocupação do vereador Jacy da Silva com relação a síndrome de Duchenne.