Entre os principais nomes dos transtornos psicológicos e dos distúrbios de ansiedade, está a síndrome do pânico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 280 milhões de pessoas no mundo, ou seja, 4% da população total, sendo 6 milhões só no Brasil, sofre com essa síndrome.
A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade, caracterizada por crises inesperadas de medo, insegurança e desespero, aparentemente sem qualquer risco real.
Essas crises provocam sintomas físicos e psicológicos, como mostra a imagem a seguir, e esses acontecimentos trazem prejuízos a manutenção das atividades normais de quem sofre, além de uma preocupação adicional da iminência de um novo episódio, que pode ocorrer inclusive durante o sono.
Como você pode perceber, há sintomas psicológicos e físicos em uma crise de pânico e que podem aparecer simultaneamente ou não, e em variados níveis.
Para o especialista do Zenklub, Massashi, “A utilização de medicação para controle dos sintomas é singular em cada caso e também depende do nível de ansiedade em que a pessoa se encontra […] Optar somente pelo tratamento medicamentoso não é indicado visto que o índice de recaídas com os sintomas é maior, já que não há a possibilidade de se trabalhar com o psiquismo da pessoa bem como as interferências emocionais que porventura causam as crises.”, completa o especialista.
Seja para você que está sofrendo com os sintomas da síndrome do pânico ou para você que convive próximo a alguém que sofre, lembre-se de que você não está sozinho nessa.
O medicamento muitos vezes é importante, mas não é todo o tratamento. A terapia também precisa fazer parte do seu tratamento e poderá transformar esses momentos difíceis em mais um caso seu de superação.
Procure um Psicólogo!
Marque um horário no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.
Acompanhe as colunas do Instituto Urbano acessando o link: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano
CONHEÇA A EQUIPE DE PROFISSIONAIS QUE ATENDE NO INSTITUTO URBANO