O Subtenente Gilson Almeida Pinto está encerrando suas atividades na Polícia Militar, após 35 anos de trabalhos prestados à corporação. A sua despedida aconteceu na tarde de ontem, terça-feira, na 2ª Cia da Polícia de Goioerê, com a presença do major Edson Kamakawa que entregou a placa e o certificado de homenagem pelos serviços prestados a Polícia Militar.
Foi uma solenidade das mais prestigiadas, contando com a presença da delegada Janaina Mariana, do secretário de Administração, Gerson de Brito e Milton Lima e da presidente do Sindtêxtil, Júlia Pereira.
O major Edson Kamakawa enalteceu a trajetória do Subtenente Gilson o qual se referiu como “brilhante profissional” e completou afirmando que durante todos esses anos como policial militar, é um profissional que tem seu respeito”.
Mais duas homenagens foram realizadas para o Subtenente Gilson Almeida, uma pela presidente do Sindtêxtil, Júlia Pereira, que lembrou que Gilson que ajudou a criar o Sindicato em 1990 quando trabalhava na Fiação, e foi o primeiro presidente do Sindicato. Um ano depois se desligou da Fiação e ingressou como soldado da PMPR no dia 02 de abril de 1991 no 11º BPM da cidade de Campo Mourão.
A outra homenagem foi feita pela família de Gilson, através de sua filha Isabel, que fez um relato emocionante da vida familiar do subtenente.
HISTÓRICO:
O Subtenente Gilson Almeida Pinto tem formação superior em pedagogia, nasceu no estado de Sergipe no dia 27/09/1967, filho de Antônio Pinto de Macedo e de dona Maria de Jesus Almeida Pinto, (in memoriam), é casado com a Sra. Edna da Silva Santos Almeida, pai da Dayane, da Isabela e da Carla” e avô da Manuela e da Mariana.
Ingressou como soldado da PMPR no dia 02 de abril de 1991 no 11º BPM da cidade de Campo Mourão. No ano de 1994 foi promovido a Cabo. No ano de 1996 foi para a academia do Guatupê e São José dos Pinhais para fazer o curso de formação de Sargentos, votando promovido a Graduação de 3º Sargento, passando a comandar a
equipe da Patrulha Rural da 2ªCia.
Em 2003 foi designado a exercer a função de Comandante de Destacamentos, cumulativamente com a Função de Gestor Administrativo das Delegacias, passando por Nova Cantú, Rancho Alegre do Oeste e finalmente de Moreira Sales, se afastando das atribuições em 2009 para fazer o Curso de aperfeiçoamento de
Sargentos na academia do Guatupê.
Ao retornar, no ano de 2010 foi promovido a 1º Sargento e exerceu outras atividades, dentre elas, serviço reservado e o Comando do Destacamento de Quarto Centenário até o ano de 2016 quando foi promovido a Subtenente e passou a ter como atividade principal, auxiliar diretamente os Comandantes da 2ªCia.
Durante a sua carreira o Subtenente Almeida recebeu referências elogiosas pelo desempenho durante atendimentos das mais diversas ocorrências, sendo agraciados com as medalhas Menção Honrosa do mérito pessoal, sentinelas do progresso e policial militar bronze, prata e ouro pelos 10-20-30 anos de serviço sem punição.