Um problema que vem preocupando os ranchoalegrenses é com relação a emissão de Carteiras de Trabalho cuja demora vem se arrastando por cerca de dois meses, prejudicando todas as pessoas que precisam requerer aquele importante documento.
E para buscar solução para o problema, durante estada nessa semana em Curitiba, a prefeita Suely Pereira manteve contato com a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho quando solicitou que Rancho Alegre voltasse a pertencer a Delegacia do Trabalho de Umuarama e não mais a Delegacia de Maringá como vem ocorrendo há cerca de seis meses.
Conforme a prefeita o atraso na emissão das Carteiras de Trabalho vem a ocorrendo depois que a emissão passou a ser realizada através da Delegacia do Trabalho de Maringá, sendo que quando era em Umuarama, a emissão da carteira demorava pouco mais de uma semana.
Ainda segundo a prefeita Suely Alves Pereira a demora está provocando problemas para as pessoas que necessitam do documento para ingressar no mercado de trabalho. E o prazo para a emissão do documento está gerando muita preocupação para os trabalhadores do município que necessitam da Carteira de Trabalho.