Pessoas vacinadas estão sendo contamindas em Goioerê
A situação da alta incidência da contaminação do Covid-19 que assumindo proporções alarmante em Goioerê, está preocupando as equipes da linha de frente da saúde que nos últimos 15 dias assumiu a um verdadeiro surto que vem se registrando, não só no comércio, mas por toda a cidade.
E, diante da gravidade com que o surto vem sendo tomando proporções, na tarde dessa quinta-feira, 13, o prefeito Betinho Lima, o vice-prefeito Dr. Adilson Corpa, a secretária de Saúde, Gabriela Martins, o Dr. Éder Flavio e a Dra. Evely, ambos médicos intensivistas que estão atuando diretamente no tratamento dos pacientes acometidos pelo coronavírus e, que durante uma live na tarde dessa quinta-feira, 13, fizeram emocionantes depoimentos apelando para que a população de Goioerê se conscientize dos riscos que a Covid-19 vem disseminando em Goioerê atingindo todos os setores da comunidade. Ou seja, área central, comércio, bairros, entre outros.
“E por demais preocupante o vírus mostra-se agressivo e vem atingindo os jovens e até adolescentes de nossa população” – salientou o Dr. Éder Flávio, mostrando-se preocupado com o surto que vem atingindo Goioerê uma vez que o município não dispõe de estrutura médica capaz de atender o aumento de casos que vem se registrando em Goioerê.
A situação é grave, principalmente pela agressividade com que o vírus vem se espalhando” – afirmou o Dr. Éder completando: “a situação está fugindo do controle. Nossa parte estamos fazendo. Agora, cabe a população se conscientizar da grave situação que estamos enfrentando” – frisou.
ALERTA. Um momento que deixou a todos preocupado foi a afirmativa da Dra. Evely, que para demonstrar a gravidade da situação do surto que está atingindo Goioerê afirmou textualmente: “o vírus está disseminado em todos os locais. É preciso muita responsabilidade de todos, pois temos registrado pacientes que se vacinaram e que vem sendo contaminados pela segunda onda do vírus” – alertou a médica.
PREOCUPAÇÃO GERAL. Por sua vez a secretária de Saúde, Gabriela Martins, mostrou-se preocupada ao afirmar que o grande número de contaminados que vem se registrando a cada dia, que, segundo Gabriela, a maior contaminação está no comércio e dentro das famílias.
“O surto que estamos assistindo do Covid-19 não tem delimitação de região. A contaminação vem sendo maior no comércio e no seio familiar, tanto assim que estamos assistindo um grande número de jovens que estão sendo contaminados e obrigando algumas empresas a paralisar suas atividades.
Ainda conforme a secretária de Saúde igualmente a microrregional da saúde tem atualmente mais de 100 pessoas infectadas pelo vírus e não encontram leitos de UTI. Somente em Goioerê um número cresce a cada dia – afirmou a secretária de saúde mostrando-se extremamente preocupada quando, pessoas vacinadas estão se contaminando pelo coronavírus.
VOLTA AS AULAS. Com relação à voltas as aulas, a secretária de Saúde afirma que todas as medidas de restrição foram e estão sendo tomadas com relação às volta as aulas que vem sendo gradativo. Uma criança em sala de aula, atualmente corre mais perigo de ser infectada na rua, parques e na própria casa, do que na dentro da sala de aula, cujos procedimentos sanitários estão sendo tomados respeitando todos os protocolos, a partir dos professores, funcionários e os próprios alunos, respeitando distanciamento, utilizando álcool em gel, e permanecendo todo o tempo com máscara – assegurou a secretária de Saúde, Gabriela Martins questionada sobre à volta as aulas presenciais na rede muncipal.
FISCALIZAÇÃO. Com respeito a fiscalização, tanto o prefeito Betinho Lima como a secretária de saúde e a equipe médica da UTI da Santa Casa destacaram a importância das pessoas respeitarem os protocolos do Covid-19 como uma das maiores preocupações que deve ser tomada, evitando principalmente aglomerações, reuniões familiares e outras medidas.
TREINAMENTO. A secretária Gabriela Martins ao citar a importância de apertar a fiscalização, disse que os fiscais passarão por um treinamento para melhorar ainda mais o trabalho da equipe de fiscalização, tanto no horário comercial, como a noite e nos finais de semana.
DECRETO. Apesar de não ter sido assunto abordado na reunião, percebeu-se que pela preocupação da equipe média em relação ao surto da Covid-19 que vem afetando a cidade não está descartada a possibilidade da elaboração de novo decreto que venha restringir o funcionamento de algumas atividades nos finais de semana e a noite. Assunto que poderá ser discutido nas próximas horas pela equipe da Administração Municipal.