Janiópolis sediou quarta-feira, 25, Tarde de Campo sobre mandioca de mesa promovido pelo IDR-Paraná e Prefeitura, na propriedade do produtor, Osvaldo Nonato Marques, na saída para as Três Marias.
O município na safra 2022/23, possui 650 hectares de mandioca destinado à indústria e 16 hectares de mesa. A tarde de oportunizou novas informações e apresentando variedades para um grande número de produtores rurais que participaram do evento.
Estiveram presentes o prefeito Ismael José Dezanoski, vereadores, técnicos e produtores rurais, secretários municipais e entidades de Credito Rural, O Idr/Paraná estava representado pelos extensionistas José Carlos Denck, José Claudio do Prado e Eliezer Tierling.
A palestra foi conduzida por José Cláudio, que destacou recomendações e técnicas de cultivo, variedades, comercialização, qualidade de ramas, espaçamento para o plantio. Após a palestra, os participantes visitaram a Unidade de referência que tem 18 cultivares-clones de raiz-polpa amarela e 1 de polpa branca, destinados a alimentação humana e animal.
No encerramento José Cláudio comentou “O desafio e a difusão de tecnologia para a implantação e condução da lavoura para aumento da área plantada, incremento de produtividade e com isso fomentar a implantação de novas unidades agroindustriais” finalizou.
O prefeito Ismael Dezanoski agradeceu a presença de todos, parabenizou a equipe envolvida e destacou que o incentivo a produção da mandioca de mesa é muito importante, principalmente, por estar inserida na merenda escolar.
Os trabalhos desenvolvidos no município, principalmente na produção da mandioca de mesa são fruto da parceria entre o IDR-Paraná, Embrapa e Prefeitura Municipal de Janiópolis.
Fonte- unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Janiópolis.