‘Figurinha carimbada’ nos eventos esportivos em Cascavel, Valdecir de Deus Correa tornou-se bastante conhecido na cidade, não só no estádio e ginásios, como também nas ruas. Mas, este nome não soa familiar? Basta então dizer o apelido dele, “Buiú”, para que todo cascavelense rapidamente o identifique.
Buiú está com 52 anos de idade e viveu em Cascavel nos últimos 24 anos. Porém, agora, vivendo nova fase da vida, está de mudança para a cidade de Juína, no estado do Mato Grosso, onde viverá perto de seus familiares.
Nesta noite (4), Valdec… digo, Buiú, recebeu a reportagem da CGN em sua casa para falar um pouco sobre sua trajetória e sobre este momento de despedida. Ele construiu uma longa história dentro do Cascavel Futsal, como roupeiro da equipe e também como torcedor fanático, inflamando a torcida tricolor principalmente nos jogos em casa, no ‘caldeirão’ do Ginásio da Neva.
Foi na cidade de Goioerê (PR), onde Buiú trabalhou na Secretaria de Esportes, que começou sua trajetória profissional. Através de contatos com empresários conhecidos é que surgiu a oportunidade de vir para Cascavel, onde viu nascer a equipe do Cascavel Futsal. Ele fez parte da equipe entre 1999 e 2018.
Dos seis títulos do Campeonato Paranaense da Série Ouro do Cascavel Futsal, Buiú esteve presente como membro da equipe em cinco deles, sendo o tricampeonato de 2003, 2004 e 2005, além do bicampeonato de 2011 e 2012. Porém, Buiú valoriza também outros quatro vices da equipe, em 2007, 2010, 2013 e 2014, totalizando nove finais disputadas em um período de doze anos.
O amor pelo Cascavel Futsal foi eternizado na pele, com uma tatuagem no braço direito exibindo o símbolo que a equipe utilizava no período em que Buiú fez parte do clube.
Buiú destaca também o carinho que sempre recebeu da torcida e moradores de Cascavel. Por onde passava, nas ruas ou em estabelecimentos comerciais, ele sempre acabava tirando fotos, batendo papo e interagindo com os cascavelenses, em especial com as crianças. Ele diz se sentir muito bem com isso e, agora, em momento de mudança, estas lembranças ficarão guardadas e eternizadas na memória.
A ideia de sair de Cascavel e ir morar no Mato Grosso partiu da mãe de Buiú, que tem o desejo de viver próximo de outros familiares que já estão estabelecimentos no município de Juína. Apesar do carinho enorme pela cidade de Cascavel, Buiú tomou a decisão de acompanhar a mãe e nesta sexta-feira (5) embarca para uma nova fase de sua vida.
Fonte: CGN/Luiz Oliveira