A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 9, juntamente com a Gerência de Segurança Operacional dos Correios, a Operação Holanda. O principal objetivo é o de desarticular organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico no Centro Internacional de Encomendas dos Correios em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Ao todo, sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Curitiba e dois em Piraquara, estão sendo realizados para a coleta de evidências. Entre os investigados estão dois ex-funcionários de carreira dos Correios e três ex-funcionários terceirizados. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba.
A Operação Holanda, é um desdobramento da Operação Hexa, deflagrada em 28 de fevereiro. Após a análise de material apreendido na época, identificou-se que a organização criminosa tinha por foco o desvio, apropriação e venda de drogas vindas de diversas cidades da Holanda ao Brasil. O centro de distribuição foi o escolhido, por ser por onde passam todas as encomendas postais internacionais com até 2kg que chegam ao Brasil.
A suspeita é de que a apropriação ilícita dos entorpecentes ocorria na própria estação de trabalho dos investigados, que identificavam a origem e características dos objetos postais. Se contivessem droga, os pacotes eram roubados para posterior venda.