A preocupação com o transporte de moradores da zona rural para a sede do município, que até o final do ano passado acontecia através de ônibus que faz o transporte escolar, se tornou um tema recorrente desde que a Prefeitura, atendendo determinação do Tribunal de Contas do Estado, suspendeu o transporte de pessoas das comunidades rurais, que diariamente faziam este trajeto, sendo que a quase totalidade, formada por mulheres que vêm para a cidade trabalhar como domésticas, diaristas e no comércio.
Diversas reuniões foram realizadas entre moradores das comunidades rurais, tanto na Prefeitura como na Câmara Municipal, cujo tema foi alvo de debates por parte dos vereadores no plenário da Câmara, solicitando a Prefeitura estudos no sentido de se buscar solução para atender o pleito dos moradores das comunidades rurais.
NA CÂMARA. Na sessão de segunda-feira, 12, um grupo, formado, principalmente por mulheres, esteve na Câmara apelando aos vereadores medida para que a Prefeitura volte a autorizar o transporte de pessoas das comunidades da zona rural para a sede.
PROJETO DE LEI. Durante a sessão da Câmara de segunda-feira, o vereador Patrik Peloi apresentou Indicação propondo ao prefeito Pedro Coelho Projeto de Lei sugerindo a criação de linhas de transporte coletivo para pessoas que se deslocam diariamente para a cidade.
Em sua justificativa, o vereador Patrik frisou que consultou alguns procuradores Jurídicos para embasar a Indicação. “Entendemos que não podemos utilizar veículos do transporte escolar para esse tipo de ação. Mas segundo informações que recebemos, é possível abrir uma linha que beneficie as comunidades rurais afastadas” – destacou o vereador.
Outro ponto relevante ressaltado pelo vereador, é que o Projeto de Lei conta com todas as especificações para beneficiar somente aquelas pessoas que realmente precisa, como por exemplo, a instituir de uma carteirinha para utilização do transporte. “Imagine as comunidades rurais que não tem posto de saúde e serviços básicos, como essas pessoas fazem pra chegar a cidade?” indagou o vereador.
Diversos moradores de comunidade que necessitam desse tipo de atenção, estiveram presentes na Sessão da Câmara Municipal e apoiaram a iniciativa do vereador bem como enalteceram a preocupação dos vereadores.
O Ante Projeto de Lei segue para avaliação da assessoria do prefeito Pedro Coelho.
Moradores cobraram uma posição dos vereadores
Dezenas de moradores participaram da reunião da Câmara