Deliberada na sessão ordinária da última segunda-feira, 19, da Câmara, proposição de autoria dos vereadores Guilherme Dutra e Ivonete da Rocha, sugere que a Secretaria de Saúde, estude a possibilidade de oferecer através da rede de saúde municipal técnicas de acupuntura.
A vereadora Ivonete afirma que conheceu o tratamento a base de acupuntura que é muito elogiado pelos pacientes. “O tratamento por acupuntura já é oferecido gratuito em algumas cidades do nosso estado, propiciando o acesso à população, melhorando o bem-estar, e consequentemente trazendo mais saúde à população ressalta a vereadora.
Por sua vez o vereador Guilherme Dutra, afirmou segundo especialistas na área, a acupuntura pode tratar diversos problemas de saúde. “Sabemos que problemas físicos e até emocionais podem ser amenizados ou até mesmo totalmente tradados com essa técnicas, por isso sugerimos que houvesse estudos para viabilizar esse tratamento na nossa rede de saúde” – destacou o vereador.
A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Os principais estudos aponta que com esse tratamento pode-se curar doenças como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite, além de melhorar o sistema imunitário.
Principais indicações e benefícios da acupuntura
A utilização da acupuntura como recurso terapêutico pode ser justificada a partir da compreensão de seus mecanismos de ação.
Em síntese, vários efeitos de relevância clínica podem ser gerados pela acupuntura (ACP) ou eletroacupuntura (EACP). Dentre eles, destacam-se os efeitos analgésicos, relaxante muscular, sedativo/hipnótico, antiemético, ansiolítico, antidepressivo (leve), anti-secretor (HCl), antiadição, antiinflamatório, indutor da imunidade, facilitador na reabilitação após acidente vascular encefálico e estimulante da reparação e cicatrização tecidual.
Indicações da Acupuntura
As indicações que seguem, com base no CID (Código Internacional de Doenças), são situações clínicas nas quais o uso da Acupuntura, realizada por médico especialista, está indicado, seja como terapêutica principal, seja como coadjuvante, conforme a gravidade e a evolução de cada quadro clínico em particular.
A justificativa para tais indicações baseia-se tanto em pesquisas e estudos clínicos controlados, como na utilização da Acupuntura Médica na clínica diária, com base em seus mecanismos de ação, já suficientemente conhecidos e comprovados cientificamente. A ação neuromoduladora da Acupuntura sobre os mecanismos neurais e humorais de regulação do organismo justifica sua indicação, não apenas no tratamento da dor, como também em distúrbios funcionais e autonômicos, bem como em alterações endócrinas e do sistema imune.
Muitos tratamentos da lista mencionada abaixo, podem ter o tratamento com acupuntura como primeira escolha, e em outros casos, o tratamento com acupuntura é um tratamento coadjuvante, assim como outras terapias, proporcionando ao paciente uma recuperação mais rápida, redução da dor, melhora do sono e da ansiedade e outras.