Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Tremor de 2,6 na escala Richter assusta moradores em Ponta Grossa

sábado, 16 agosto de 2025.

Um tremor de terra foi registrado na tarde desta sexta-feira (15) em Ponta Grossa e também em municípios próximos, como Carambeí. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo ocorreu às 15h24 e alcançou intensidade de 2,6 na escala Richter.

Siga a Tribuna no WhatsApp

O Corpo de Bombeiros recebeu diversas ligações de moradores relatando a ocorrência. As solicitações vieram principalmente dos bairros Jardim Carvalho, Neves e Uvaranas. Nas redes sociais e aplicativos de mensagens, moradores citaram ainda Vila Marina, Jardim Conceição, Colônia Dona Luiza e Los Angeles, descrevendo que janelas chegaram a tremer e comparando a sensação a uma trovoada intensa.

Em apuração inicial, os bombeiros entraram em contato com mineradoras que atuam na região. Uma delas informou que, próximo ao horário dos registros, houve operações de detonação na mina Bocaina – Sagrado Coração, localizada a cerca de 22 quilômetros do Centro de Ponta Grossa. Segundo a empresa, a ação foi acompanhada pelo Exército Brasileiro e costuma ocorrer, em média, a cada dois meses.

Apesar dessa possibilidade, a Defesa Civil destacou que a confirmação da causa do tremor só será divulgada após análise técnica criteriosa, a fim de evitar alarmes desnecessários ou a propagação de informações equivocadas.