Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Tribunal de Justiça  mantém condenação de ex-secretário de Goioerê por peculato

quinta-feira, 13 fevereiro de 2025.

O Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação de Sidnei da Cruz, ex-secretário de Viação e Obras de Goioerê, pelo crime de peculato. A decisão foi proferida pela 2ª Câmara Criminal, que negou provimento ao recurso de apelação interposto pela defesa do réu.

Siga a Tribuna no WhatsApp

Sidnei da Cruz foi condenado por ter se apropriado indevidamente de pneus retirados da frota municipal e vendido o material à empresa Safra Pneus Ltda. pelo valor de R$ 8.000,00, quantia que teria sido depositada em sua conta bancária. O crime ocorreu entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2022, no pátio de máquinas da Secretaria de Viação e Obras de Goioerê.

A sentença, proferida pelo juiz Christian Palharini Martins, da Vara Criminal de Goioerê, determinou uma pena de 2 anos e 8 meses de reclusão, inicialmente em regime aberto, além de multa correspondente a 13 dias-multa no valor mínimo legal. No entanto, a pena privativa de liberdade foi substituída por duas penas restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade e pagamento de prestação pecuniária.

A defesa do ex-secretário pleiteou o reconhecimento do benefício do arrependimento posterior, argumentando que houve a devolução parcial dos valores. No entanto, o pedido foi negado pela relatora do caso, desembargadora substituta Ângela Regina Ramina de Lucca, sob a justificativa de que o benefício exige a reparação integral do dano antes do recebimento da denúncia, o que não foi comprovado.