As novas gerações são fundamentais para a construção de um futuro próspero, baseado nos princípios cooperativistas e que são alicerces para centenas de famílias. O agronegócio depende dos jovens para manter o trabalho no campo e alimentar o mundo. Por isso, a Copacol busca motivar e engajar filhos de cooperados para assumirem as gestões familiares rurais.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Rodrigo Pimentel, capitão do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), foi o convidado para o encontro mais que especial para 250 jovens das cidades de Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Goioerê, Toledo e Cafelândia. “Construindo Tropas de Elite” foi o tema da palestra realizada pelo militar carioca que inspirou um sucesso da bilheteria nacional, Tropa de Elite.

O diretor-presidente, Valter Pitol: “Desenvolver ações para jovens produtores, filhos e netos de cooperados é pensar na perenidade da Cooperativa e também é cooperar para que todos tenham sucesso nas atividades. Esta nova geração cooperativista é fundamental para o agronegócio mundial e a Cooperativa está aqui para dar o apoio necessário aos jovens”
Formado em Sociologia, Pimentel compartilha pelo Brasil sua experiência com segurança pública e principalmente sobre liderança de um dos mais respeitados comandos da polícia, que serve de exemplo também aos jovens cooperativistas, que precisam buscar estratégias para manter as atividades no campo.

“Fiquei muito surpreso com a robustez da Copacol. Parabéns a todos por esta história que vocês construíram e que eu acabei de ver. O Brasil é isso aqui, é alimento para o mundo e depende de vocês. Estou emocionado e queria estar aí, sentado ao lado de vocês, jovens produtores”, diz Pimentel.
Maria Cecília Sales Manarin, 14 anos, do Grupo de Jovens de Nova Aurora, espera levar a experiência que teve para dentro da propriedade da família, na Comunidade de Anta Gorda, onde os pais atuam com avicultura e agricultura. “Aprendi hoje que devemos ter coragem para liderar, seguir os sonhos e não podemos temer de enfrentar os desafios. Espero aprender ainda mais no Grupo de Jovens para agregar a minha futura profissão: pretendo cursar Medicina Veterinária ou Agronomia”, diz Maria Cecília.
VOLTA DOS EVENTOS. O Encontro dos Jovens marca a retomada dos eventos com este público pela Copacol: um momento importante para todos que carregam a essência do cooperativismo diariamente em suas tarefas. “Estamos felizes pela retomada dos trabalhos presenciais com os nossos jovens. Este ano é ainda mais desafiador pois estamos recebendo os jovens que finalizaram o Programa CooperJúnior e estão iniciando no Grupo de Jovens. Nosso convidado trouxe temas importantes sobre valores, planejamento, disciplina e persistência. Que estes jovens possam aproveitar ao máximo os novos desafios que virão”, enaltece Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de cooperativismo da Copacol.
Durante o encontro, também aconteceu a eleição da coordenação do Grupo de Jovens Copacol e dinâmicas de integração. Após a palestra, os jovens finalizaram o encontro com um almoço de confraternização.
Fonte e fotos: Copacol Notícias.