NOVA YORK – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no Twitter nesta sexta-feira que ele e a primeira-dama Melania contraíram o coronavírus e estão em quarentena, a pouco mais de um mês das eleições de 3 de novembro. Além de derrubar os mercados na Europa e nos EUA, a notícia provocou reações, a maioria de apoio, de autoridades de todo o mundo. Veja aqui algumas dessas mensagens:
PUBLICIDADE
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido (via Twitter)
“Meus melhores votos para o presidente Trump e a primeira-dama. Espero que ambos tenham uma rápida recuperação do coronavírus.”
Vladimir Putin, presidente da Rússia (via telegrama)
“Estou convencido de que sua vitalidade inerente, sua força de espírito e seu otimismo o ajudarão a vencer este vírus perigoso”, afirmou o presidente russo.
Angela Merkel, chanceler da Alemanha (via porta-voz)
“Espero que eles se recuperem bem de sua infecção e se reestabeleçam rapidamente”, disse o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, via Twitter.
Gabriel Attal, porta-voz do governo francês
“Isso mostra que o vírus não poupa ninguém, incluindo aqueles que mostraram ceticismo. Desejo a ele uma rápida recuparação.”
Hu Xijin, editor-chefe do Global Times da China (via Twitter)
“O presidente Trump e a primeira-dama estão pagando o preço pela aposta dele em minimizar a Covid-19. A notícia mostra a gravidade da situação da pandemia nos Estados Unidos. Isso terá um impacto negativo na imagem de Trump e dos EUA, e talvez impactar negativamente sua reeleição.”
Mike Pence, vice-presidente dos EUA (via Twitter)
“Karen (esposa de Pence) e eu mandamos nosso amor e nossas orações para nossos amigos presidente @realDonaldTrump e @FLOTUS (sigla para Primeira-Dama dos Estados Unidos, em inglês) Melania Trump. Nós nos unimos a milhões em toda a América orando para a completa e rápida recuperação deles. Deus o abençoe, presidente Trump & nossa maravilhosa primeira-dama Melania.”
Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro (via Twitter)
“Desejo uma boa e rápida recuperação ao Presidente Donald Trump e à Primeira-Dama Melania Trump. Deus os abençoe”, disse em inglês e português.
Teddros Adhanon Ghebreyesus, diretor da Organização Mundial da Saúde (via Twitter)
“Meus melhores votos ao presidente @realDonaldTrump e à @FLOTUS de uma rápida e completa recuperação.”
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel (via Twitter)
“Como milhões de israelenses, Sara (esposa de Netanyahu) e eu estamos pensando no presidente Donald Trump e na primeira-dama Melania Trump e desejamos a nossos amigos uma completa e rápida recuperação.”
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu (via Twitter)
“Desejo a @realDonaldTrump @FLOTUS uma rápida recuperação. Covid-19 é uma batalha que todos continuamos a lutar. Todos os dias. Não importa onde vivemos.”
Andrzej Duda, presidente da Polônia (via Twitter)
“Nossos melhores votos de uma rápida recuperação para nossos amigos… Polônia e EUA vão superar as dificuldades e vencer a luta contra a Covid-19.”
Narendra Modi, premier da Índia (via Twitter)
“Desejo ao meu amigo Donald Trump e a primeira-dama uma rápida recuperação e boa saúde.”
Pronunciamento oficial do governo de Taiwan
“A presidente Tsai, ao receber a notícia, enviou seus melhores votos ao governo dos EUA por meio dos canais diplomáticos, esperando que o presidente Trump e sua esposa possam se recuperar brevemente sob o cuidado profissional de uma equipe médica.”