O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que eleva para 50% a tarifa sobre produtos brasileiros, com a adição de uma sobretaxa de 40%. A medida já havia sido antecipada em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 9 de julho quando anunciou que as tarifas passariam a valer a partir do dia 1º de agosto.
Siga a Tribuna no WhatsApp
Segundo a Casa Branca, a decisão foi tomada em resposta a ações do governo brasileiro que representam uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA. O decreto também declara uma nova emergência nacional, com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional de 1977 (IEEPA).
O governo americano alega que práticas adotadas pelo Brasil estariam prejudicando empresas dos EUA, violando direitos de cidadãos americanos e afetando interesses estratégicos. O comunicado menciona ainda “graves violações de direitos humanos” no Brasil, com referência à suposta perseguição política, intimidação e censura contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, apontadas como sinais de enfraquecimento do Estado de Direito.
A medida marca um novo capítulo nas já tensas relações diplomáticas entre Washington e Brasília.