Através da parceria entre o Sindicato Rural de Juranda, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Emater foi realizado com sucesso o curso com o tema “Turismo Rural – Oportunidade de Negócios” ministrado através do Senar. O curso aconteceu na última semana.
Foi a segunda turma formada por pequenos agricultores de Juranda possibilitando com isso levantar suas potencialidades e oportunidades de negócios visado a geração de renda aos pequenos agricultores.
A formação com 3 dias de duração (27, 28 e 29), abordou os seguintes temas: 1) Oportunidades de empreendimentos, 2) Identidade e cultura, 3) Gestão do empreendimento, 4) Atrativos naturais, 5) Ponto de venda, 6) Meios de Hospedagem, 7) Meios de Alimentação, 8) Atendendo e encantando o cliente, 9) Resgate gastronômico e 10) Consolidação.
Além do conteúdo teórico aplicado, o curso prevê inúmeras atividades práticas, que vão desde visitas às propriedades rurais até a realização de festival gastronômico. Outro fator que se destaca é a interação entre os alunos, o que geralmente permite o surgimento de negócios em conjunto e até o surgimento de associações, fortalecendo as ações, como já vêm ocorrendo em outras regiões.
Com o crescimento do turismo rural e o entendimento de que pode ser um segmento economicamente viável, empreendedores começaram a olhar o modelo de negócio com mais atenção. De acordo com a o instrutor do Senar, “a demanda do segmento gera necessidade de capacitação dos produtores rurais para a criação de outros negócios voltados ao turismo, no meio rural”.