Uma operação deflagrada pelo setor do Departamento Penitenciário (Depen) e setor de Operações Especiais (SOE) de Maringá resultou na apreensão de explosivo na cadeia de Umuarama nessa quinta-feira, 3.
Recentemente em meados de setembro, os agentes do Depen da cadeia de Umuarama haviam encontrado uma banana de dinamite no interior da cadeia.
PRESOS DENUNCIARAM. Ao contrário da primeira dinamite foi encontrada durante a revista, a banana encontrada no início da noite de ontem, quinta-feira, foi localizada através de denuncia anônima dos próprios presos, que temendo que pudesse ocorrer um acidente comunicaram a presença do explosivo no interior da cadeia.
Com informações, os agentes por volta das 18 horas iniciaram a operação, que resultou na apreensão de 60 cm de emulsão de dinamite, cerca de 60 cm de cordel detonante, 01 espoleta com pavio.
Os explosivos foram isolados pelos agentes do SOE em duas salas da Cadeia por volta das 20h30 até a chegada do esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Curitiba.
Em nota o Depen informou que “A segurança na Cadeia de Umuarama vem sendo reforçada desde que operação integrada entre o DEPEN e as polícias civil e militar realizada no dia 19/09 resultou na apreensão de 600 gramas de emulsão de dinamite, e da operação de revista geral realizada na Cadeia de Umuarama com apoio do SOE Maringá no dia 24/09 que resultou na apreensão de 10 aparelhos celulares, sendo 02 danicados; 14 carregadores para celular; 05 baterias para celular; 01 broca; 01 faca; 07 pedaços de ferro; 01 matraca, espécie de arco de poa improvisado pelos presos e utilizado para furar a parede; e outros materiais não permitidos.”
Os presos responsáveis pelos materiais apreendidos foram transferidos para outras unidades prisionais cujos nomes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações.