Publicidade
Publicidade

Notícias / Política Umuarama ganha rodoviária que melhora sua mobilidade urbana

quarta-feira, 16 setembro de 2020.

Os sete gatos e o cachorro que vivem nas obras do novo terminal rodoviário de Umuarama são os binóculos da cidade no projeto que tem cara e jeito de interminável, mas que em novembro deste ano será liberado em definitivo para uso da população. A conquista colocará fim ao entra e sai de ônibus no grande sol laranja que há mais de 40 anos serve como entreposto da viação intermunicipal no centro da Capital da Amizade.

A nova rodoviária e a velha estão separadas por uma linha reta (Avenida Paraná) de 5,7 quilômetros, mas a distância parece secular diante das transformações da engenharia. A nova tem jeitão de terminal de aeroporto, jardim interno, boxes comerciais e uma estrutura física que lembra um shopping center; a antiga, na Praça da Bíblia, ao lado do camelódromo, é ponto de encontro do comércio improvisado, de espaços vazados que permitem a ocupação de moradores de rua e parece deslocada diante da pujança do município.

A transformação é fruto de um investimento de R$ 9,7 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. “Estamos revitalizando diversos espaços municipais e essa rodoviária é uma das obras que deixaremos como legado para a população. Esse projeto tramita há muitos anos e parece distante no imaginário municipal, mas está saindo do papel”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Umuarama cresce em ritmo acelerado, é um polo estudantil, e esse novo terminal é um marco do nascimento de um novo bairro”.

João Carlos Ortega, secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, explica que a construção é uma soma de diversos fatores positivos, como o desenvolvimento sustentável do município, fim dos gargalos urbanos e possibilidade de incrementar o turismo. A nova rodoviária e o novo aeroporto Orlando de Carvalho serão entregues praticamente na mesma época para a cidade.

“Estamos tirando o trânsito pesado de ônibus do Centro e desenvolvendo ainda mais uma região que já conta com um shopping, um novo atacadão, o Hospital Uopeccan e um câmpus (Hospital Veterinário) da Unipar”, afirma Ortega. “Além disso, a nova rodoviária é uma possibilidade de ampliar as conexões turísticas, as ligações com as praias de água doce do Noroeste e facilita o acesso diário de milhares de estudantes e profissionais que são atraídos pelas condições de estudo de Umuarama”.

RODOVIÁRIA – A nova rodoviária tem 7,8 mil metros quadrados e fica na Estrada Bonfim, perto das conexões com a PR-482 (ligação com Loanda), PR-487 (em direção a Ivaté ou Campo Mourão) e PR-323 (corredor comercial e turístico entre o município e Cianorte e Maringá). A apenas uma quadra de distância está sendo construído o shopping Palladium Umuarama, com previsão de entrega ainda neste semestre.

Ela tem dois pisos. O térreo é a área de acesso das pessoas e dos veículos. O primeiro diferencial é o cartão de visitas da entrada: duas escadas rolantes. Do lado direito serão 13 boxes comerciais e a ala administrativa; e do lado esquerdo oito guichês para as empresas, guarda-volumes, posto da Polícia Militar, do Juizado de Menores, da Assistência Social da Prefeitura, sala de som e almoxarifado.

O térreo ainda conta com banheiros em mármore, banheiro para deficientes e dois jardins internos vazados com o piso superior, divididos por mais dois boxes comerciais onde provavelmente serão instaladas uma farmácia e um posto médico. Os fundos do primeiro piso contam com amplo espaço de depósito, quadro geral, área de manutenção e vestiário para os funcionários.

O acesso ao piso superior também pode ser feito com elevadores ou por escadas normais ao lado das rolantes. Do lado direito do segundo piso estão os oito portões de embarque e do lado esquerdo os oito de desembarque. Aos fundos há novos banheiros, fraldário, uma área de alimentação e um gerador de energia.

Esse espaço será pulverizado com longarinas para espera e conta com uma tecnologia de climatização individual (não há controle central de ar-condicionado), o que agiliza o atendimento em caso de alguma pane elétrica.

O fluxo de entrada e saída dos ônibus vai acontecer pela rua diretamente paralela à Estrada Bonfim. O pátio de manobras foi pavimentado, restando apenas o acabamento dos muros que cercarão esse acesso. Toda a estrutura da nova rodoviária de Umuarama é metálica, incluindo as telhas, e as portas dos portões serão automatizadas.

SEM IMBRÓGLIOS – A previsão de término da obra é em novembro de 2020, 77 meses depois da primeira licitação, em 13 de junho de 2014. O primeiro certame não teve interessados e uma segunda rodada, em 04 de setembro de 2014, resultou em uma construtora vencedora. O valor do contrato, assinado em 03 de outubro daquele ano, era de R$ 16.675.881,16.

Esse primeiro contrato foi rescindido após a realização da 30ª medição, em 18 de dezembro de 2017, por diversos problemas de execução. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, 39,16% da obra tinha sido realizada até então. A segunda licitação foi aberta em 22 de agosto de 2018 e a obra foi reiniciada em outubro daquele ano. Além da conclusão, o desafio envolveu revisão de drenagem, de algumas estruturas já montadas e as pavimentações.

Já houve execução de 67,02%, restando ainda o acabamento. As obras seguem num ritmo de dez funcionários e dos terceirizados. Eles trabalham na pintura (cinza e amarelo), arborização, aplicação do esmalte antiferrugem nas estruturas metálicas e instalação de elevadores, vidros, forro e piso.

“Esse projeto salda uma dívida histórica do Governo do Estado com o Noroeste. É uma região turística e que atrai moradores de um raio de trinta municípios, além de ser a cidade populosa mais distante da Capital”, acrescenta Márcio Nunes, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. “Esse contrato teve problemas, mas a conquista é imensurável para Umuarama. Estamos perto da concretização desse sonho”.

TRANSFORMAÇÃO – Umuarama é uma cidade de quase 120 mil habitantes e que cresce 240 mil metros por ano de construção civil, ou cerca de mil metros por dia útil, o equivalente a vinte casas populares. Ela atrai de 150 a 200 ônibus todos os dias dos estudantes e dos professores que moram em outros municípios.

“É uma obra bastante emblemática para o município. Precisávamos dar mais conforto para esse sistema intermunicipal porque a rodoviária antiga tem mais de 40 anos, já fugiu da realidade do município. A ideia foi tirar ela do centro, evitar esse fluxo pesado de ônibus e gerar desenvolvimento”, resume Ortega.

Segundo a Prefeitura, já há um anteprojeto para transformar o antigo terminal e uma rodoviária urbana ou, no máximo, metropolitano. A Praça da Bíblia será remodelada e o camelódromo deve ganhar novo espaço em outro lugar.

Box

Novas rodoviárias em diversas regiões contam com apoio do Estado

Além da rodoviária de Umuarama, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas investe no novo terminal de Toledo (R$ 1,8 milhão) e no de Francisco Beltrão (R$ 10,4 milhões), também a fundo perdido. De 2019 até julho deste ano foram liberados, ainda, R$ 2,5 milhões para reformas nos terminais interurbanos de Campo Largo, Jaguapitã, Guaraniaçu, Mamborê, Sengés, Turvo e Floresta.

“Temos incentivado os municípios a se modernizarem. O Estado é parceiro em projetos que melhorem a vida urbana e a integração regional. Os novos terminais rodoviários são exemplos desse olhar para o conforto e para a necessidade de estabelecer novas conexões aos paranaenses”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega.

Em Toledo os recursos envolvem a reforma do Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, com área de 2,4 mil metros quadrados, e a construção de uma guarita e um ponto de táxi. A estrutura foi construída em 1985 e passou por reformas apenas uma vez nesse período. A obra inclui pintura, troca de esquadrias metálicas e revestimentos, revisão na parte elétrica, instalação de piso tátil, elevador, cercamento, recapeamento asfáltico, construção de um novo ponto de táxi e reforma dos banheiros.

A nova rodoviária de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, tem 6,3 mil metros de área construída, doze pistas para entrada e saída de ônibus, jardim interno, espaço para 16 guichês, oito salas comerciais, restaurantes e pé direito com 10,5 metros de altura. O terminal foi erguido no bairro Água Branca, perto da PR-483 (saída para Cascavel), da PR-180 (conexão com Marmeleiro e Pato Branco) e do Contorno Norte, alça de ligação com as saídas para Coronel Vivida (PR-566) e Verê (PR-475). Ele vai substituir a estrutura antiga localizada no Centro e que ainda exige integração dos ônibus ao movimento cotidiano do município de quase 100 mil habitantes.

Há, ainda, um investimento de R$ 338 mil planejado para a rodoviária de Guaratuba, no Litoral. As obras serão realizadas no estacionamento dos ônibus, de veículos, embarque, lojas e atendimento.

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223