Nesta quarta-feira, 5, é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. A data visa promover a conscientização sobre a importância de fazer o exame que auxilia na detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte das mulheres brasileiras. Antes disso, no dia 04, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, que pretende alertar as pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Aproveitando as duas datas, o Hospital Uopeccan está agendando mamografias sem custo para mulheres acima de 40 anos. O agendamento ocorre no estande do hospital no Show Rural, em Cascavel, das 08 às 18h. Em Umuarama, nesta terça-feira, das 08h30 às 17h, a ação será realizada na Avenida Paraná, em frente à Panificadora Real. Nos dois locais, várias Legionárias da LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer) estarão realizando o agendamento e orientando as mulheres sobre a doença.
Para agendar, basta comprovar ter 40 anos ou mais e escolher o melhor horário dentre as opções disponíveis. Em dias normais, a mamografia pode ser agendada gratuitamente nos setores de diagnóstico por imagem do Hospital Uopeccan. Ações como essa, no entanto, levam o agendamento até a paciente, facilitando o processo e também o acesso ao exame.
CÂNCER DE MAMA. O câncer de mama é a principal causa mundial de morte pela doença na população feminina, principalmente entre 39 e 58 anos. Cerca de 1,4 milhão de casos novos são esperados anualmente em todo o mundo. No Brasil, são estimados mais de 50 mil novos casos por ano.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 70% das mulheres entre 50 e 69 anos têm acesso à mamografia, mas apenas 20% fazem o exame regularmente, conforme indicações médicas. Desta forma, a doença acaba sendo descoberta tardiamente, o que diminui as chances de cura. Quando descoberto precocemente, as chances de cura aumentam para até 98%, podendo evitar também a retirada do seio.
AUTOEXAME. O autoexame das mamas pode e deve ser feito rotineiramente. Basta fazer a palpação das mamas regularmente. Desta forma, o surgimento de algo diferente, como um nódulo (caroço) – principal forma de apresentação da doença será percebido como sinal de alerta para buscar uma avaliação médica. Mamas com pele avermelhada ou retrações e saída de secreção espontânea pelo mamilo também são fatores que devem ser levados em conta.
TRATAMENTO. Mesmo as modalidades mais modernas de tratamento do câncer de mama, que incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia são oferecidas pelo SUS. Em Umuarama, o Hospital do Câncer Uopeccan está credenciado pelo Ministério da Saúde para tratar mulheres portadoras de câncer de mama. É importante ressaltar que quanto antes for feito o diagnóstico, menos agressivo será o tratamento, com real possibilidade de cura.