Uma preocupação que motivou a prorrogação da vacinação contra HPV e Meningo C, que tem como público alvo adolescentes de 9 a 14 anos, que é o baixo índice de vacinação entre este público, levou uma ação em conjunto com o Programa Saúde na Escola, do Setor de Epidemiologia e Atenção Básica da Secretaria de Saúde com a Vigilância Sanitária.
CICLO DE PALESTRAS. A ação é o ciclo de palestras iniciado nesta terça-feira, 6, nas escolas da rede estadual, que teve início pelo Colégio Ribeiro de Campos com objetivo de mobilizar os adolescentes para tomarem a vacina. Durante a semana os demais colégios vão receber a palestra.
AUMENTO DE DOENÇAS. Conforme explica a professora do Núcleo Regional de Educação, Liz Kazmirczak, há uma preocupação muito grande com o aumento de casos de Doença Sexualmente Transmissível (DST) entre adolescentes e jovens de 15 a 23 anos, em especial para doenças como sífilis, gonorreia e aids.
MULTIVACINAÇÃO. Em Goioerê, assim como nos demais municípios da região, foi iniciado na segunda-feira, a Campanha de Multivacinação que encerrará neste sábado, 10, com o “Dia D” quando todas as Unidades de Saúde estarão funcionando das 7:30 à 17 horas.
O ciclo de palestras é um esforço em conjunto da Educação com a Saúde para atingir o maior número de adolescentes possível assim como emitir a declaração de vacinação.
MATRÍCULAS SÓ COM DECLARAÇÃO. Outra questão que vem sendo alertada nas palestras, é em relação a obrigatoriedade da apresentação da declaração de vacinação em dia no ato da matricula escolar. Obrigatoriedade que é válida para alunos das Séries Inicias até o Ensino Médio da rede pública e privada.