Na noite de quarta-feira, dia 1º de maio, por volta das 22h40min, uma operação policial na Rodovia PR 180, nas proximidades da unidade de recebimento de grãos da Copacol, resultou na apreensão de cigarros contrabandeados e rádios comunicadores, além da fuga de um dos envolvidos.
A equipe policial observou dois veículos em circulação: um Ford Ka prata, seguindo à frente, e um Hyundai I30 Wagon preto, com a suspensão abaixada, aparentemente carregado.
Ao tentarem abordar o veículo Hyundai, este iniciou uma fuga, chegando a utilizar um mecanismo de fumaça para dificultar a perseguição. Mesmo assim, os policiais conseguiram manter o veículo sob vigilância visual.
No entanto, o condutor perdeu o controle do veículo ao passar por uma lombada, capotando duas vezes em frente ao posto da polícia rodoviária estadual. O motorista fugiu do local adentrando a vegetação próxima, evitando a abordagem policial.
Durante a inspeção do veículo Hyundai capotado, constatou-se que estava carregado com cigarros de origem paraguaia, tendo apenas o banco do motorista. Os ocupantes do Ford Ka, apresentando-se como os “donos” da carga, foram abordados e questionados sobre a situação.
Na busca minuciosa dos veículos, foram encontrados dois rádios comunicadores do tipo HT, um no interior do Ford Ka e outro no Hyundai I30. Os abordados alegaram que a carga de cigarros, composta por 45 caixas de diversas marcas, seria entregue em Goioerê.
Diante dos fatos, foi realizada comunicação com a delegacia da Polícia Federal em Maringá, que orientou a entrega dos veículos, da carga e dos detidos à Receita Federal, e os rádios comunicadores e os detidos à delegacia da Polícia Federal de Maringá, devido às circunstâncias do ocorrido.