Proposição das mais importantes foi apresentada nessa semana na Câmara de Goioerê pelo vereador Abraão Isaque. Trata-se do programa “Cidade Vigiada”, que tem como proposta oferecer desconto no IPTU para empresas ou cidadãos que integrarem suas câmeras de vídeo-monitoramento com o sistema da cidade.
A Indicação sugere ao prefeito municipal e ao Secretário de Segurança Pública, vereador licenciado José Soares, para que estudem, juntamente com a assessoria da Prefeitura a possibilidade da implantação de uma sistema de integração e desconto no IPTU para pessoas que integrarem suas câmeras de vigilância ao sistema de monitoramento que será montado pela administração municipal.
O proponente da matéria, o vereador Abraão Isaque, destacou que a indicação da criação desse projeto de lei é bem completa e explicativa, o foco é baratear o custo, aumentar a cobertura de visão do sistema de monitoramento e conceder benefícios para quem colaborar. “É uma possibilidade do nosso poder público municipal de aumentar a área de atuação através da criação de parceria com os cidadãos”, frisou o parlamentar.
Na ideia do projeto, em seu Art. 4º, a proposta fala sobre câmeras que cubram ruas, praças ou espaço abertos e não filmagens internas de residências ou empresas.
Acompanhe a justificativa do vereador para a aplicação do projeto:
“Sabe-se que a Secretaria Municipal de Segurança Pública está iniciando seus passos e nossa cidade, com isso deve-se ser montado uma central de vídeo-monitoramento, que auxiliará na elucidação de crimes. Para tanto, é sabido que os parcos recursos inviabilizam a cobertura completa de todos os cantos da cidade, por esse motivo sugerimos que seja criado esse programa de parceria colaborativa que diminuiria os custos para uma ampla cobertura e ao mesmo tempo incentivaria os munícipes a disponibilizarem as imagens de suas câmeras particulares.”
APOIO. A proposição apresentada pelo vereador Abraão Isaque tem apoio dos seguintes vereadores: Walter Fernandes Martins, Joaquim da Ambulância e Patrik Peloi.
A indicação foi encaminhada para deliberação do prefeito José Soares cuja proposta é implantar na cidade sistema de monitoramento e da Guarda Municipal.