Na sessão da Câmara de segunda-feira um grupo formado principalmente por mulheres estiveram na Câmara apelando aos vereadores medida para que a Prefeitura volte a autorizar o transporte de pessoas das comunidades da zona rural que ao longo dos anos utilizou os ônibus que transportam estudantes.
A quase totalidade das mulheres utiliza os ônibus para vir a Goioerê onde trabalham, a maioria como domésticas e diaristas e que desde o início do ano enfrentam dificuldades para vir até a cidade para trabalhar. Algumas reuniões foram realizadas na Prefeitura e com os vereadores na busca por uma solução para o problema que estão enfrentando.
PROJETO DE LEI. Na sessão ordinária da Câmara de segunda-feira, com a presença de dezenas de moradores de comunidades rurais, o vereador Patrik Peloi apresentou Indicação propondo ao Prefeito Pedro coelho Projeto de Lei sugerindo a criação de linhas de transporte para pessoas que deslocam diariamente para a cidade.
Em sua justificativa, o Patrik frisou que consultou alguns procuradores Jurídicos para embasar a indicação. “Entendemos que não podemos utilizar veículos do transporte escolar para esse tipo de ação, mas segundo informações que recebemos de procuradores Jurídicos, é possível abrir uma linha que beneficie as comunidades afastadas” – destacou o vereador.
Outro ponto relevante ressaltado pelo vereador, é que o Projeto de Lei conta com todas as especificidades para beneficiar somente quem realmente precisa, como por exemplo a criação de uma carteirinha para utilização do transporte. “Imagine as comunidades rurais que não tem posto de saúde e serviços básicos, como essas pessoas fazem pra chegar a cidade?” indagou.
Diversos moradores de comunidade que necessitam desse tipo de atenção, estiveram presentes na Sessão da Câmara Municipal e apoiaram a iniciativa.
Aprovada em plenário, a Indicação 053/2018, traz em seu texto, as formas de cadastro para utilização desses meios, a distância permitida, a opção para a criação de ponto de embarque, além da proibição da cobrança para utilização desse serviço.
O Projeto segue a Prefeitura, para avaliação da assessoria do prefeito Pedro Coelho.