Até o fim do mês os vereadores terão que votar o projeto que define os salários dos próximos mandatários de cargos políticos dos municípios (prefeitos, vices, vereadores e secretários). Em Janiópolis, o vereador José Cláudio do Prado, o popular “Pé de Boi”, que é o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, propõe uma redução drástica dos salários. A proposta será votada pela comissão na próxima terça-feira (15) para então ser levada a votação em plenário.
mandato e sempre fez parte da CFO. Segundo ele, a decisão foi tomada após fazer um levantamento dos subsídios comparando com a população estimada dos municípios da região. Ele fez uma tabela e divulgou em sua página na rede social. “Cheguei a conclusão que Janiópolis está meio fora da realidade em termos de salários para a classe política. Acho que exageramos na dose aqui quando aumentamos em anos anteriores”, argumenta. Ele admite que já defendeu aumento de
salários no passado.“Pé de Boi” levou em conta ainda os salários que são pagos à iniciativa privada, bem como a técnicos do setor público. “Há 20 anos um agrônomo ganhava muito bem. Hoje temos centenas de pessoas qualificadas, com curso superior, que estão desempregadas ou sujeitando-se a receber baixos salários”, compara, ao acrescentar que o projeto poderá até sofrer alteração na CFO, composta por três membros.
O prefeito de Janiópolis, Ismael Dezanoski, disse à TRIBUNA que concorda com a redução dos salários. Mas faz uma observação: “para a proposta ser justa deveria reduzir os salários dos vereadores também em 50 por cento, o mesmo índice que ele está propondo para o salário do prefeito e do vice”.