Centenas de professores da rede municipal de ensino de Goioerê marcaram presença na noite de ontem, segunda, 17, no plenário da Câmara Municipal de Goioerê para acompanhar a deliberação da proposta dos vereadores Abraão Isaque, Patrik Peloi e Joaquim da Ambulância que, através do Requerimento 013/2020 trata da alteração da data-base do Magistério que é de março para janeiro, além de diversas questões relacionadas ao Plano de Carreira do Magistério.
Durante as discussões da proposta, diversos vereadores usaram da palavra, defendendo a necessidade da administração municipal apoiar a classe do Magistério.
Foram diversas as críticas dos vereadores em relação as administrações municipais, tanto atual como as passadas que não levaram em consideração o importante trabalho dos professores da rede municipal, que conforme o vereador Abraão Isaque “são os professores na verdade quem faz a verdadeira educação de nossos filhos e não são valorizados pelo importante trabalho que realizam” – afirmou o vereador Abraão Isaque que ao lado dos vereadores Patrik Peloi e Joaquim da Ambulância liderou a mobilização em apoio à luta incansável dos professores da rede municipal de ensino.
No Requerimento aprovado por todos os vereadores, as propostas discutidas foram as seguintes:
- Se há a possibilidade de alterar a data-base do reajuste do funcionalismo público para o mês de Janeiro ou se continuar com a data atual, se há a possibilidade de pagar o retroativo ao pessoal do magistério (professores – piso salarial) referente aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março? Se sim, por que isso não foi feito nos anos anteriores e qual o prazo para adequação e pagamento? Se não, qual a justificativa legal para tal?
- Quanto aos avanços do Plano de Carreira do Magistério, se há a possibilidade de fixar os avanços horizontais em 2%, sendo regulamentado na Lei Complementar.
DESORGANIZAÇÃO. Em nome dos professores presentes, usou da palavra o professor Ewerton Leandro que relatou as dificuldades e os problemas que os professores da rede municipal vem atravessando pela falta de apoio e de desorganização administrativa que envolve a Prefeitura e, que, segundo ele, os professores vem sendo traídos não só por esta, mas também pelas demais administrações.
ENALTECERAM. Durante a reunião os professores destacaram a importante iniciativa dos vereadores e aplaudiram os vereadores e criticaram a administração.