Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Vereadores de Goioerê debatem orçamento de 2026 e reforçam pedidos de obras e investimentos

segunda-feira, 6 outubro de 2025.

A Câmara Municipal de Goioerê realiza nesta segunda-feira, dia 6, a 34ª Sessão Ordinária do ano. A pauta da noite será marcada pela leitura de importantes mensagens do Executivo, novos requerimentos e indicações dos vereadores, além da votação de um projeto de lei que abre crédito adicional especial no orçamento vigente. A sessão será realizada no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19 horas, e é aberta ao público, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

Siga a Tribuna no WhatsApp

Entre as matérias encaminhadas pelo prefeito Pedro Coelho, está o Projeto de Lei nº 060/17/2025, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2026. Também será lido o Projeto de Lei nº 063/17/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional especial, permitindo ajustes orçamentários necessários para execução de ações específicas da administração municipal.

A Mesa Diretora da Câmara também encaminhou dois projetos de resolução. O primeiro regulamenta a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito do Legislativo, reforçando a segurança e o tratamento adequado das informações. O segundo trata da Lei do Governo Digital, com o objetivo de modernizar e tornar mais eficientes os processos internos da Casa de Leis.

Durante o expediente, os vereadores também devem votar moção de congratulações à servidora Elizabete de Macedo Pereira da Silva, em reconhecimento à sua trajetória de mais de 20 anos de dedicação às Aldeias Infantis SOS de Goioerê.

Requerimentos em destaque

Três requerimentos serão apresentados durante a sessão:

  • Marcelo Gaúcho solicita informações sobre o Programa Construindo o Futuro, que garante auxílio financeiro para aquisição de materiais e uniformes escolares. O vereador quer saber se haverá reajuste dos valores, como está o processo de contratação das empresas fornecedoras e se o benefício será liberado no início do ano letivo de 2026.

  • Amarildo Alves questiona a Prefeitura sobre os custos mensais com energia elétrica dos prédios públicos e se há planejamento para implantação de uma usina de energia solar fotovoltaica com o objetivo de reduzir despesas e promover sustentabilidade.

  • Mayk Ramalho dos Santos cobra informações da Sanepar sobre a expansão da rede de esgoto em bairros que ainda não contam com o serviço, como o Jardim Tropical e parte do Jardim Primavera, além de dados atualizados sobre o percentual de cobertura do esgoto no município.

Indicações de melhorias em vários setores

Na pauta também estão sete indicações de obras e serviços, que abrangem desde infraestrutura urbana até ações de segurança e educação:

  • Léo da Autoescola pede a manutenção e aplicação de fresado na Avenida Cascavel, entre as avenidas Tiradentes e Paraná, na Vila Guaíra.

  • Aline Suellem Batista e Ivonete Avelina da Rocha sugerem instalação de tendas para feirantes no Dia de Finados, câmeras de segurança e aumento do muro do cemitério municipal.

  • As mesmas vereadoras também pedem instalação de câmeras, placas educativas e mutirão de limpeza no Arroio Schmidt, especialmente na Rua Antônio Moulin, para prevenção da dengue.

  • Amarildo Alves reforça o pedido de estudos técnicos para implantação de uma usina de energia solar que atenda aos prédios públicos municipais.

  • Mayk Ramalho e Fabiano Barboza reiteram pedido de pavimentação asfáltica na Avenida Manuel Bandeira, no Bairro Colina Verde, em trecho de cerca de 500 metros.

  • Amarildo Alves solicita recapeamento da Rua Goioerê, nas proximidades da Rua Apucarana, no Jardim Curitiba.

  • Aline Suellem e Ivonete Rocha pedem a reforma do prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a aquisição de 15 novos computadores para atender aos estudantes que utilizam o espaço.

Projeto em votação

Na Ordem do Dia, os vereadores irão deliberar, em discussão, votação e redação final, o Projeto de Lei nº 058/17/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento municipal vigente.