O vice-governador Darci Piana se reuniu nesta segunda-feira, 28, no Palácio Iguaçu, com o embaixador Igor Kipman, chefe do escritório de Representação no Paraná do Ministério das Relações Exteriores. Eles discutiram questões relativas às relações internacionais do Brasil e como elas refletem no Paraná, além da possibilidade de abertura de novos mercados para o Estado.
Piana ressaltou que o fim da vacinação contra a febre aftosa, autorizada este mês pelo Ministério da Agricultura, será importante para ampliar o comércio da produção pecuária paranaense. “Essa decisão possibilitará ao Paraná atingir 65% dos países que hoje são inacessíveis e não compram carne do Estado por causa da questão sanitária” – disse o vice-governador.
“Será extremamente importante acessar mercados estrangeiros que tinham alguma restrição à vacina. O fim da vacinação no Paraná abre um leque de possibilidades para as nossas exportações”- afirmou Kipman, que destacou a abertura internacional do Governo do Estado.
No Paraná, o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores conta com 32 consulados, seis deles de carreira (Argentina, Paraguai, Portugal, Japão, Itália e Polônia) e outros 26 consulados honorários. “O Estado avança muito na área de relações internacionais e nosso trabalho, no escritório, é para apoiar o Governo em todas essas iniciativas” – afirmou o diplomata.