Devido ao alto índice de infestação do escorpião amarelo no bairro Cidade Alta, a Vigilância Sanitária, através dos agentes do Setor de Endemias, e técnicos da 11ª Regional de Saúde realizaram nesta terça-feira, 10, busca ativa de escorpiões no Cidade Alta.
A diretora da Vigilância Sanitária, Ana Flávia Costa explica que aquele bairro é o mais infestado de escorpiões amarelo em Goioerê, com constantes reclamações dos moradores. Dessa forma, as equipes percorreram residências e realizaram orientações preventivas aos moradores sobre os cuidados que devem ter com os escorpiões para evitar acidentes e medidas para eliminar os escorpiões.
ARRASTÃO. Para complementar a ação, foi programado para esta quarta-feira, 11, um arrastão que será realizado pela secretaria de Viação e Obras, que passará recolhendo materiais inservíveis como restos de móveis entre outros objetos.
O moradores deverão depositar estes objetos na calçada que uma equipe passará recolhendo. Ana Flávia explica que todo material recolhido será enterrado para evitar que os escorpiões que estiverem escondidos possam migrar para outros bairros.
FORMA DE ELIMINAR. Ainda segundo Ana Flávia, os moradores que encontrarem escorpiões podem eliminá-los jogando água quente ou querosene.
Ela alerta que os escorpiões podem surgir da galeria pluvial e por isso todo cuidado com os ralos de banheiros, pias e tanques devem ser tomados. Outro alerta é para observar sapatos, em cima da cama, manter terrenos sempre limpos, já que o escorpião gosta de ambientes escuros e úmidos, restos de material de construção e montes de folhas secas.
OUTROS BAIRROS. O escorpião amarelo também estão sendo encontrados em outros pontos da cidade, mas em menor proporção. São eles: alguns locais no centro, na Vila Candeias e Santa Casa próximo do Arroio Schimidt.