Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Vigilância Sanitária alerta para riscos de acidentes no trabalho

quarta-feira, 1 dezembro de 2021.

Acidente no trabalho foi tema de alerta da vigilância sanitária

Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria.

Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança e a realização de exames médicos periódicos.

Há vários riscos envolvendo silos e armazéns de grãos. Afinal, esses ambientes são considerados espaços confinados, assim como casas de bombas, contêineres, porões, etc. É por causa dessa classificação que o trabalho nos silos exige que as Normativas do Trabalho sejam seguidas à risca.

A realidade do setor de construção civil se destaca negativamente por um elevado índice de acidentes de trabalho e grande incidência de óbitos. As obras são ambientes de risco para os profissionais, logo, é imprescindível adotar estratégias para resguardar a equipe de ocorrências e danos à saúde ocupacional.

Nesse sentido, os acidentes de trabalho mais comuns na construção civil são as quedas de alturas, os cortes e lacerações pelo manuseio de objetos e equipamentos afiados e as lesões por esforços repetitivos, especialmente para os furadores de pedra (operadores de britadeiras).

O que são as Normativas do Trabalho?

As Normativas do Trabalho ou Normas Regulamentadoras (NR) do Trabalho são um conjunto de disposições e procedimentos técnicos relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores.

Qual o órgão que possui a responsabilidade por fiscalizar?

Os órgãos responsáveis pela fiscalização e verificação das situações é a Vigilância Sanitária em conjunto com a Saúde do Trabalhador, que através de ações realiza à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Como evitar acidentes por meio das Normativas do Trabalho?

Um dos principais objetivos das Normativas do Trabalho é instruir os(as) empregados(as) e empregadores sobre quais medidas devem ser tomadas para evitar acidentes e doenças ocupacionais. Dessa forma, as Normativas do Trabalho ajudam a promover a saúde, a segurança e a integridade física dos trabalhadores.

As Normativas do Trabalho são essenciais para manter a segurança nas unidades de armazenamento. Procedimentos como armazenagem correta de grãos, treinamento dos trabalhadores e uso de equipamentos adequados para manutenção são fundamentais para preservar a segurança e a vida dos trabalhadores.

Além disso, para diminuir o risco de explosões e incêndios (NR-23), deve-se realizar a limpeza frequente dos silos. Mas, lembre-se de nunca se varrer dentro desses ambientes. Também é indicado evitar fontes de ignição nas unidades de armazenamento, como solda, fumo, etc. Outro elemento importante é a umidade, que deve ser controlada, pois locais extremamente secos tendem a ser mais explosivos.

Já para evitar soterramentos e engolfamentos nos espaços confinados (NR-33), deve-se armazenar os grãos corretamente. Até porque se o nível de umidade nos silos for mantido em 14% ou menos, não ocorre a formação de “pontes de grãos”, evitando esses tipos de acidentes. Além disso, a armazenagem correta reduz o aparecimento de grãos, e o soterramento é mais comum quando há grãos podres.

EPIs e EPCs. Outro fator indispensável para a segurança dos trabalhadores são os EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva). Os EPIs necessários para trabalhadores que atuam em silos e armazéns de grãos são:

  • Capacete com jugular
  • Luvas (PVC ou raspa)
  • Trava-quedas e acessórios
  • Botas de segurança
  • Óculos de segurança

Agora, confira os EPCs que, aliás, são requisitados pela NR-6:

  • Ventilador/insuflador de ar
  • Rádio para comunicação
  • Tripé
  • Detector de gases e/ou poeiras
  • Lanternas apropriadas
  • Sistema autônomo com peça facial