Visando evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a Vigilância Sanitária faz um alerta à população sobre a maneira correta de efetuar a o armazenamento da água captada pela chuva.
A representante da Vigilância Sanitária Ana Flávia Souza Costa afirma que é muito comum e até recomendável o reaproveitamento desta água, mas é necessário alguns cuidados que vão desde o recolhimento até o armazenamento.
Ela explica que a colocação de um filtro como uma tela de mosquiteiro na calha ou na boca do recipiente ou da cisterna, melhora a qualidade da água é captada. “Essa tela protege contra a entrada sujeiras diversas, inclusive retém a entrada do mosquito aedes aegypti.
Ana Flavia orienta que essa água também necessita de um tratamento com cloro para evitar a proliferação de doenças, principalmente a dengue. “O recomendado é aplicar uma colher de chá de cloro para cada 200 litros de água, repetindo esse procedimento a cada 3 dias”, citou esclarecendo que em caso de recipiente menor, a quantidade do cloro dever ser diminuída proporcionalmente.
Ela também lembra que a água que cai durante a chuva, ainda que tratada, não pode ser consumida ou usada para a preparação de alimentos.