Um corpo encontrado em uma fossa na tarde desta segunda-feira (10) mobilizou equipes policiais. A situação foi registrada em Eliza, distrito de Xambrê. A retirada do cadáver foi feita pelos bombeiros de Umuarama, que levaram cerca de uma hora para fazer a remoção. Familiares que estavam no local identificaram o corpo como sendo de Mauro Barros, 57 anos, policial militar de Xambrê.
A Polícia Militar (PM) de Xambrê recebeu uma ligação anônima informando que havia um corpo dentro de uma fossa, no quintal de uma casa na rua Rio de Janeiro – em frente a escola da comunidade. Os policiais foram verificar e realmente havia um cadáver no local. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) e da Criminalística de Umuarama foram acionados. A equipe do Corpo de Bombeiros, também de Umuarama, foi solicitada para fazer a remoção do corpo de dentro da fossa.
A filha de Mauro Barros estava no local, bastante emocionada, mas não quis conversar com a imprensa. Ela e outros familiares reconheceram o corpo. Barros estava desaparecido há alguns dias. Populares informaram a PM que o policial da reserva foi visto pela última vez na sexta-feira (7), no distrito de Casa Branca, em Xambrê.
A fossa onde o corpo estava fica no quintal de uma residência, onde mora em amigo de Barros. Não havia ninguém no imóvel – informações preliminares indicaram que no domicílio residem alguns homens, que seriam do Paraguai.
Peritos da Criminalística e policiais militares entraram no imóvel, onde encontraram marcas de sangue. De acordo com o Tenente Schnaider, da PM de Umuarama, os sinais de sangue indicam que o corpo foi arrastado. Para a PM, a cena indica que houve luta corporal e, na sequência, a pessoa morreu e teve seu corpo depositado na fossa.
O cadáver foi removido pelo IML de Umuarama. O laudo deve indicar que tipo de ferimento provocou a morte e há quantos dias o homem estava morto.
As investigações estão a cargo da Polícia Civil de Xambrê. (O Bendito)