Destacando a importância que o Programa Férias Felizes proporciona no município de Rancho Alegre do Oeste, a vereadora, de Goioerê, Luci Alvino está solicitando ao prefeito Pedro Coelho, através das Secretarias de Assistência Social, Esportes e Cultura, que estude a viabilidade de implantar em Goioerê aquele importante programa social “Projeto Férias Felizes”.
Um projeto voltado a atender crianças de famílias carentes, principalmente em comunidades socialmente vulnerável, entre elas, Jaracatiá, Vila das Candeias e Jardim Universitário onde, durante o período de férias escolares (julho e dezembro/janeiro) as crianças teriam uma atividade para realizar, e não ficariam na rua enquanto os pais trabalham.
Implantado há mais de 20 anos na primeira administração do saudoso prefeito Valdinei Peloi, preocupado com o grande número de crianças perambulando pelas ruas daquele município, alunos de escolas municipais, cujos pais trabalhavam e no período de férias as crianças ficavam sozinhas em casa e, quase sempre, permaneciam na rua.
E, foi com a proposta de amparar aquelas crianças, que o então saudoso prefeito Valdinei Peloi criou o “Programa Férias Felizes”, desenvolvido nas férias de inverno (julho) e de verão (dezembro/janeiro) para proporcionar aqueles alunos da rede municipal momentos de lazer e entretenimentos monitorados para que não permanecessem nas ruas.
No “Férias Felizes” as crianças recebem café da manhã, participam de atividades esportivas, cultural, passeio e outras. E, no final da tarde quando então são liberadas, antes de dirigirem-se para casa, recebem café da tarde reforçado.
ATIVIDADES. Dentre as atividades desenvolvidas pelo “Programa Férias Felizes” em Rancho Alegre, estão: esportes, cultura, educacional, religião, saúde e outras atividades. Todas as crianças recebem camisetas padronizadas do programa.
Destaque para a festa de encerramento, tanto no programa de inverno como de verão, quando a prefeita Suely juntamente com a coordenação do evento, reúne os alunos, familiares e convidados para um mega jantar de confraternização quando os alunos recebem brindes assim como as famílias.
MODELO NO PARANÁ. Durante a confraternização realizada recentemente no encerramento do “Programa Férias Felizes” em julho, o deputado Douglas Fabrício e o ex-prefeito de Ubiratã, Valdir Dalécio não só destacaram a importância do Programa como fizeram questão de colocá-lo como modelo em nível de Paraná.
Douglas afirmou que o “Programa Férias Felizes” é reconhecido pela Secretaria de
Estado da Família e Desenvolvimento Social como modelo e um dos mais importantes programas desenvolvido em nível de Prefeitura sem nenhum tipo de apoio governamental já há mais de 20 anos.
EM GOIOERÊ. E agora, a vereadores Luci Alvino, recém empossada, se volta com a proposta endereçada ao prefeito Pedro Coelho de estudar junto as Secretarias de Assistência Social, Esporte, Cultura e Educação a possibilidade de implantar em Goioerê o “Programa Férias Felizes”, nos moldes do programa existente em Rancho Alegre do Oeste já há mais de duas décadas com total sucesso.
Leia também:
Férias Felizes de Inverno começou em Rancho com muita agitação