Goioerê é a cidade que acumula o maior número de casos confirmados
As confirmações de dengue contínua avançando nas regiões de Goioerê e Campo Mourão. Nas últimas semanas foram 15 novos casos da doença aumentando consideravelmente o número de casos, o equivalente 20%. Os dados são da Secretário de Estado da Saúde, conforme constam no novo boletim.
- Leia mais: MP determina a interdição de casa noturna de Goioerê que funcionava com risco de incêndio
Até o momento 18 municípios dos 25 municípios da região confirmaram casos de dengue desde agosto do ano passado. Campo Mourão contabiliza também um diagnóstico de chikungunya. Na Comcam, a cidade de Goioerê é a que acumula o maior número de confirmações, 15. Em seguida Campo Mourão (13) e Engenheiro Beltrão (12).
As cidades com confirmações da doença são: Altamira do Paraná (2), Araruna (4), Barbosa Ferraz (3), Boa Esperança (1), Campo Mourão (13), Corumbataí do Sul (1), Engenheiro Beltrão (12), Fênix (4), Goioerê (15), Iretama (1), Janiópolis (6), Moreira Sales (9), Nova Cantu (1), Peabiru (1), Quarto Centenário (2), Quinta do Sol (6), Terra Boa (1), Ubiratã (2).
Ainda conforme o levantamento da Sesa, as notificações de dengue aumentaram de 1.835 para 2.014 nos últimos sete dias. A região tem ainda outros 499 prováveis casos de dengue que aguardam confirmação por meio de exame laboratorial.
Esta semana, a Secretaria de Saúde divulgou também o Informe Entomológico com os dados do Índice de Infestação Predial (IIP) registrados entre 1º de março e 15 de abril deste ano. O monitoramento permite identificar regiões com aumento na proliferação do vetor.
De acordo com o documento, dentre os 362 municípios que apresentaram os dados, 158 cidades estão em situação de alerta (39,6%), 142 em situação de risco (35,6%) de desenvolvimento de epidemia e 60 municípios possuem IIP considerado satisfatório.
Os principais depósitos de criadouros foram encontrados em lixos (recipientes plásticos, garrafas, latas); sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção e vasos/frascos com água, pratos, degelo da água de geladeiras e depósitos de construções.
Acumulado no Paraná
O boletim da dengue informa que o Paraná registrou esta semana mais 28.408 notificações, 7.138 casos e três novos óbitos por dengue. Já para chikungunya houve um acréscimo de 281 notificações, 44 casos confirmados e um novo óbito.
No atual período epidemiológico o Estado acumula 168.978 notificações, 28.544 casos confirmados e 15 mortes por dengue. De Chikungunya, são 1.676 notificações, 231 casos e dois óbitos. De zika, são 73 notificações, sem casos e óbitos confirmados.
No Paraná foram descartados 63.493 casos e há ainda outros 71.291 em investigação. A doença já registrou confirmações nas 22 Regionais de Saúde e em pelo menos 315, ou seja, quase 79% do Estado.
Na região da Comcam, técnicos da 11ª Regional de Saúde acompanham as ações nos municípios in loco no enfrentamento à dengue com orientações, entre outras intervenções caso haja necessidade.
Fonte: Com informações do Tribuna do Interior