Durante estada na última semana em Curitiba com o presidente da Sanepar Claudio Stabile, o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, deliberou sobre dois importantes assuntos: ampliação da rede de esgoto na cidade e resolver o problema de famílias que estão tendo problemas com fossas sépticas nos bairros Cristo Rey, Bela Vista e Jardim Tropical.
Naquela oportunidade, o presidente da Sanepar Claudio Stabile explicou que a empresa está licitando um amplo projeto para ampliação de rede de esgoto e que contemplará Goioerê.
Também está em fase de elaboração um segundo projeto para obras de baixa elevação nos bairros que estão com problemas com as fossas. Stabile assumiu compromisso em atender o município.
Como resultado da reunião na capital do Estado, o prefeito Betinho Lima recebeu nesta quarta-feira, 3, a visita dos gerentes regionais da Sanepar de Campo Mourão, Grazielly Carvalho, Aurelio Marques, José Carlos Barboni e Aracelis Stela que apresentaram ao prefeito projeto que a Sanepar tem para Goioerê.
O prefeito levou a equipe para conhecer de perto o problema que envolve fossas sépticas no bairro Cristo Rey, e obriga famílias a conviverem diariamente com o cheiro forte dos dejetos que retornam pelos ralos e fossas que se enchem pela baixa profundidade.
“Pedi uma atenção especial para o presidente da Sanepar, porque são famílias que sofrem com este problema que é uma questão de saúde pública” – disse o prefeito à gerente regional da Sanepar de Campo Mourão, Aracelis, na visita que realizaram no Cristo Rey.
Aracelis explicou ao prefeito que a Sanepar não tem como desmembrar o projeto que está sendo elaborado para construção de baixa elevatório.
“A Sanepar licita uma empresa que executa um pacote de projetos, e entre eles está o de Goioerê” – explicou Aracelis, que salientou ao prefeito que recebeu a orientação de dar uma atenção especial ao município de Goioerê.
A gerente da Sanepar ainda explicou que será um projeto com previsão de ser executado em 3 anos, por se tratar de uma obra muito grande. O próprio projeto técnico tem previsão de ficar pronto em 2022, e após este prazo, passar por licitação e entrar no planejamento de investimentos da Sanepar.
Aracelis fez questão de salientar que todo projeto tem prazo de mais de 5 anos para ser executado, mas que pelo trabalho do prefeito Betinho em reivindicar essa obra junto ao presidente da Sanepar, ela poderá ser priorizada e antecipada para 3 anos, o que resolverá em definitivamente o problema.
O prefeito Betinho Lima enfatizou que são mais de 200 famílias esperando uma resposta da Sanepar. “Ficamos ansiosos em querer resolver logo o problema, mas entendemos que existem prazos. Em meus 4 anos vou lutar para resolver, se não todo, parte deste problema e ampliar a rede de esgoto de Goioerê que tem 55% da cidade coberta e queremos avançar em pelo menos mais 20%, atingindo de 75 a 80% das casas com rede de esgoto porque isso é saúde pública, é qualidade de vida” – disse o prefeito a toda a equipe da Sanepar que esteve em Goioerê.
Situação do Cristo Rey e Bela Vista é antiga
Durante a visita os técnicos da Sanepar conheceram um problema que de há muito tempo a Sanepar tem conhecimento em relação aos graves problemas nos bairros: Cristo Rey e Bela Vista, e não resolveu o problema.
O ex-vereador Jacy da Silva travou uma verdadeira batalha com a Sanepar, levando inclusive ao Ministério Público.
Um problema que arrasta há muito tempo sem que a Sanepar dê solução para o grave problema onde as fossas atinge cerca de 3 metros. A situação no Jardim foi resolvida através de intervenção do Ministério Público através da Promotora Juliana Weber que assumiu o problema no Jd. América e exigiu que os envolvidos: Sanepar, Prefeitura, IAP e outros órgãos resolvessem o grave problema o que ocorreu em tempo recorde graças à intervenção do Ministério Público da Comarca de Goioerê.
Veja mais: “O sonho que virou pesadelo”