Um sonho que se tornou realidade salvando vidas
Hoje, 25 de junho é um dia muito especial. Não só para Goioerê, mas para toda a região Centro-Oeste e Noroeste do Paraná. Nessa sexta-feira, dia 25 de junho, completa um ano de instalação e funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Goioerê.
Um projeto que surgiu no momento mais importante em que estamos vivendo a maior pandemia que afeta a saúde de toda população mundial: a pandemia da Covid-19.
O projeto da UTI surgiu em meados de 2019 através da iniciativa do Provedor da Santa Casa, Gerson de Brito, e demais diretores da Santa Casa com total apoio do goioerense Betinho Lima, então assessor do Governador Ratinho Junior, e atual prefeito de Goioerê, que pelo empenho e luta em favor da UTI da Santa Casa passou a ser chamado de “Embaixador de Goioerê junto ao Governo do Estado” dado pelo secretário de Saúde, Beto Preto.
SONHO. E, foi com muita luta e determinação do então Provedor Gerson de Brito e Betinho Lima, que o sonho da UTI da Santa Casa começou ser tornar realidade no dia 28 de janeiro de 2019. Naquele dia, uma comitiva de lideranças de Goioerê participaram de cerimônia no Palácio Iguaçu quando o Governador Ratinho Junior assinou o convênio para instalação da UTI no valor de R$ 1 milhão e 654 mil para a instalação dos primeiros 10 leitos da UTI da Santa Casa.
CORRIDA CONTRA O TEMPO. A partir daí foi dada largada a uma verdadeira corrida contra o tempo pelo Provedor Gerson de Brito para a instalação da UTI. Foi uma corrida frenética para a preparação do local da UTI e aquisição dos equipamentos.
O mais importante estava por vir: a busca de profissionais capacitados para trabalhar na UTI, que Gerson de Brito foi buscar fora, e, paralelamente iniciar o treinamento de funcionários da própria Santa Casa para trabalhar na UTI.
E, finalmente, chegou o grande dia sonhado por todos. Especialmente dos grandes idealizadores o Provedor Gerson de Brito e Betinho Lima.
Foi no dia 25 de junho de 2020. A exato 1 ano quando muitos goioerenses pessimistas tinham dúvidas em torno desse importante projeto.
E, só passaram a acreditar quando o avião do Governo do Estado chegou a Goioerê trazendo a comitiva do Governador Ratinho Junior que chegou à Santa Casa por volta das 10:30 horas.
Apesar de já estar em plena pandemia muitos tiveram presentes acompanhando o marco importante, não só para Goioerê mas toda a região. Foi um momento de muita emoção para todos, inclusive o própria governador Ratinho Junior quando colocou em funcionamento os 10 leitos da UTI que em razão da pandemia passou a ser denominada de “UTI Covid” justamente com a “Enfermaria Covid”.
Uma iniciativa que surgiu antes mesmo da pandemia que só veio a ser agravar meses depois.
E hoje, toda a população reconhece o esforço do Provedor Gerson de Brito, de toda a diretoria da Santa Casa e atual prefeito Betinho Lima e do Governador Ratinho Junior.
Na condição de prefeito, Betinho Lima é um dos grandes apoiadores não só da UTI como da Santa Casa de uma maneira em geral.
SALVA VIDAS. E, a exatamente um ano que está funcionando, a UTI da Santa Casa vem salvando vidas dia-a-dia de pacientes da Covid-19, através de seus 14 leitos da UTI e 16 da Enfermaria Covid.
De acordo com levantamento, um ano após entrar em funcionamento, a UTI da Santa Casa já atendeu cerca de 300 pacientes e a Enfermaria Covid já atendeu cerca de 500 pacientes.
MISSÃO CUMPRIDA. Tanto o ex-Provedor Gerson de Brito, como o prefeito Betinho Lima fazem questão de destacar e parabenizar a equipe da Santa Casa que está na linha de frente atuando no atendimento aos pacientes que tem sido atendidos pela UTI e Enfermaria Covid da Santa Casa de Goioerê.
Texto: Ary Valdo (Diretor da Tribuna da Região).
Veja mais
UTI da Santa Casa de Goioerê atenderá toda região oeste e noroeste do Paraná
Começa hoje a montagem dos equipamentos da UTI da Santa Casa