A curiosidade decorrente do casamento de Kauane Rode Camargo, de 16 anos, com o prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, Hissam Hussein Dehaini, de 65, fez a adolescente ganhar quase 10 mil seguidores em 48 horas. Apesar de manter um perfil fechado, a nova primeira-dama aceitou milhares de solicitações antes de deletar todas as fotos na rede social. A ‘explosão’ de seguidores aconteceu entre segunda e quarta-feira (26), em razão da repercussão que o casamento dela com Hissam ganhou em todo o país.
Em agosto de 2022, Kauane foi eleita 2ª princesa teen Araucária. Nas redes sociais, é possível encontrar imagens promocionais da adolescente, utilizadas durante a participação no concurso.
Até o momento, não houve pronunciamento oficial dela ou de Hissan. O prefeito justifica que a questão é pessoal.
No que atinge a administração pública, porém, os efeitos foram publicados em Diário Oficial. A mãe de Kauane, Marilene Rode, foi exonerada da Secretaria de Cultura e Turismo. Já a tia da adolescente, Elizângela Rode, deixou a chefia da Secretaria de Planejamento.
“Com isso, Marilene deve voltar ao seu trabalho em Colombo e Curitiba e Elizângela segue na Secretaria de Planejamento, já que é servidora concursada há mais de 10 anos. Há que se destacar e agradecer o comprometimento das duas profissionais no período em que estiveram nas funções de gestão”, informou a administração municipal.
- Leia mais: MP determina a interdição de casa noturna de Goioerê que funcionava com risco de incêndio
Emancipada
De acordo com o Código Civil, a menoridade cessa aos 18 anos. No caso de Kauane, porém, a exceção está prevista no Artº 5, que prevê que a condição cessa pelo casamento. Desta forma, ela passa a responder a todos os atos da vida civil como uma pessoa maior de idade.
“Quando o menor casa, a emancipação é automática. Aí ele vai precisar promover alguns atos da vida civil e, como ainda é um menor, é emancipado. Ela passa a ser plenamente capaz tanto nos direitos quanto deveres de quem tem mais de 18 anos”, explica o advogado Douglas Toledo.
MP investiga
Procurado, o Ministério Público do Paraná informou que há procedimentos em andamento sobre o caso. “Como envolve adolescente, por força de lei, todas as informações referentes ao fato em apuração são sigilosas”, informou o órgão.
Fonte: Bandab